6051 - Programação – algoritmia
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Semana |
Aula |
6051 - Programação – algoritmia VER+ Designação da UFCD: Programação - algoritmia Código: 6051 Carga Horária: 25 horas (33,3 tempos de 45 min) Pontos de crédito: 2,25 •Identificar
e dominar a utilização dos diferentes tipos de variáveis. •Elaborar
o algoritmo de resolução para um dado um problema. •Descrever
a estrutura de um algoritmo identificando as palavras-chave, variáveis e
funções. •Elaborar
algoritmos, sem ambiguidades, eficazes e eficientes. |
Recursos |
Sumário |
1 |
Aula 1,2 19/09/2017 |
Algoritmo para
que serve? Um algoritmo é
uma sequência de instruções finita e
ordenada de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou
problema. São exemplos de algoritmos instruções de montagem, receitas,
manuais de utilizador, etc. Um algoritmo
não é a solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um
único algoritmo; um algoritmo é um caminho para a solução de um problema. Em
geral, existem muitos (senão infinitos) caminhos que levam a uma solução
satisfatória. Algoritmo (não computacional) atravessar
a rua Olhar para a
direita (input) Olhar para a
esquerda (input) Se vier um carro, então (Condição If… Then) Não atravessar (resultado se) Senão (Else) Atravessar (resultado senão) Fim do se (end if) Fim do
algoritmo (end) Algoritmo (não computacional) arranque do
motor de um carro Algoritmo (computacional) somar 2 números Ler o 1º
número (input) Ler o 2º
número (input) Soma= 1º
numero + 2º número (cálculo) Mostrar o
resultado da soma (output) Fim do
algoritmo (end) Linguagens de programação - Uma linguagem de programação é um método
padronizado para comunicar instruções ao computador. Permite ao
programador especificar precisamente sobre que dados o
computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e
quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de
programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão. Programas - Um programa de computador é um conjunto de instruções que
descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. Tem que ser escrito
numa linguagem de programação. Linguagens de baixo nível - Low-level programming language (linguagens de baixo nível) - é uma linguagem de programação
que muito relacionada com o SET de instruções da máquina. É uma
linguagem que está “perto do hardware”.
Programas escritos em linguagens de baixo nível tendem a ser relativamente
não-portáteis, principalmente por causa da estreita relação entre a linguagem
e a arquitetura de hardware.
- linguagem
máquina machine code -
A única linguagem entendida pelo computador. (apenas entendível pelo
computador, constituída por zeros e uns 01010101, não entendível para
humanos) ou Linguagens de alto nível - high-level programming language (linguagem
de programação de alto nível) é uma linguagem de programação distante do código máquina em
comparação com linguagens de programação de baixo nível. Podem ser usados
elementos da linguagem natural tornando-se mais fácil aos humanos, alias foi com esse propósito que foi inventada. Exemplo
C++ que utiliza caracteres como +*-/ sem recorrer a palavras do SET de
instruções ou a código binário. Compiladores/interpretadores - Um compilador é um programa de computador (ou
um grupo de programas). Classicamente, um compilador traduz um programa de
uma linguagem textual facilmente entendida por um ser humano para uma
linguagem de máquina, específica para um processador e sistema operativo. O nome
"compilador" é usado principalmente para os programas que traduzem
o código fonte de uma linguagem de programação de alto nível para uma
linguagem de programação de baixo nível (por exemplo, Assembly
ou código de máquina). https://www.youtube.com/watch?v=CSZLNYF4Klo Gerações das linguagens Primeira geração (linguagem
de máquina)-
São linguagens onde suas estruturas de controlo são aparentemente orientadas
à máquina. Uma linguagem típica desta geração é a linguagem Fortran. Segunda geração (linguagens de montagem (assembly))
- São linguagens onde as estruturas de controlo são estruturadas de forma a
minimizar ou dispensar o uso de instruções GOTO. Uma linguagem típica desta
geração é o Algol. Terceira geração (Linguagens baseadas em
procedimentos) - São linguagens
que dão ênfase à simplicidade e eficiência. Uma linguagem típica desta
geração é a linguagem Pascal. As
estruturas de controlo são mais simples e eficientes. Quarta geração (Linguagens baseadas em
aplicações) – Esta é uma geração linguagens com abstração de dados. A maioria
das linguagens desta geração focam na modularização e no encapsulamento. Uma
linguagem típica desta geração é a linguagem Ada. Quinta geração (Linguagens voltadas para a
Inteligência artificial como as linguagens lógicas (Prolog)
e as linguagens funcionais (Lisp).) |
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UFCD 6051
- Programação – algoritmia (1,2 de 33) Apresentação da
planificação e conteúdos a abordar ao longo do ano. |
Aula 3,4,5 22/09/2017 |
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Aula 7,8,9 Xx/xx/xxXX |
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Aula 10,11,12 Xx/xx/xxXX |
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3 |
Aula 13,14,15 Xx/xx/xxXX |
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Aula 16,17,18 Xx/xx/xxXX |
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4 |
Aula 19,20,21 Xx/xx/xxXX |
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Aula 22,23,24 Xx/xx/xxXX |
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5 |
Aula 25,26,27 Xx/xx/xxXX |
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Aula 29,30,31 Xx/xx/xxXX |
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6 |
Aula 32,33,34 Xx/xx/xxXX |
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Aula12 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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Aula13 1,2,3 Xx/xx/xxXX |
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Aula14 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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Aula15 1,2,3 Xx/xx/xxXX |
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Aula16 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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1 |
Aula17 1,2,3 Xx/xx/xxXX |
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Sumário |
Aula18 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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1 |
Aula19 1,2,3 Xx/xx/xxXX |
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Aula20 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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Aula21 1,2,3 Xx/xx/xxXX |
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Aula22 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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Aula23 1,2,3 Xx/xx/xxXX |
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Aula24 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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Aula23 1,2,3 Xx/xx/xxXX |
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Aula24 4,5,6 Xx/xx/xxXX |
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